domingo, 8 de maio de 2011

A morte de Osama

Olá aminiguinhos, vamos para mais uma etapa na preparação para a vitória no Vestibular e ENEM sempre lembrando que as provas atuais cobram do aluno uma visão crítica sobre o mundo em que se vive, portanto olho aberto para as noticias pois podem garantir uma questãozinha no quesito atualidades.

No contexto atual alguns eventos nós chamam atenção principalmente pela coincidência com o ano vigente, estou falando dos levantes populares no mundo mulçumano e da morte de Osama Bin Laden justamente no ano que marca os dez anos do ataque as Torre Gêmeas de Nova York.

Devemos saber que as provas de seleção para ingresso nas Universidades tem por hábito trabalhar com questões que tratam de aniversários de acontecimento históricos, portanto o 11 de setembro já é um conteúdo por si só interessante para ser cobrado, junte a isso uma verdadeira revolução em prol da democracia e derrubada de governos no mundo islâmico, além da morte do terrorista mais procurado do mundo e responsabilizado pela morte de mais de 3 mil pessoas no atentado terrorista aos Estados Unidos em 2001.

Então vamos nos ligar nas possibilidades de cobrança relacionadas com a morte de Bin Laden:
  1. A galera deve se antenar nas reportagens sobre a morte do terrorista, pois diferentes visões sobre o mesmo fato histórico costumas cair no ENEM, deve-se lembrar que ENEM trabalha com interpretação do texto apresentado, mas ter um conhecimento além pode auxiliá-los na eliminação de questões.
  2. As informações sobre a morte de Bin Laden chegam de forma fracionada e conturbada, vários fatos foram apresentados e posteriormente corrigidas nos apresentando uma manipulação falha das informações pelo governo Norte Americano.
  3. Consequências imediatas: nos EUA a popularidade de Obama cresceu e fica-se agora difícil de imaginar se haverá um adversário a altura para concorrer com o atual presidente, que já afirmou ser candidato a reeleição. Entre a sociedade islâmica Osama passa a ser visto como um Mártir.
  4. Como a morte de Bin Laden os antigos militares que estavam ao lado de Bush buscam melhorar suas imagens após acusações de tortura na prisão de Gantanamo, afirmam que sem tortura as informações necessárias para a morte do terrorista não teriam sido alcançadas.
  5.  A morte de Bin Laden faz parte da “guerra contra o terror”, lançada no governo Bush após a destruição das torres gêmeas, mas que trás por traz a intenção de vigiar de próximo o oriente médio, responsável pela produção do petróleo.
  6. O atentado as torres gêmeas estão ligados a um conceito mulçumano conhecido como jihad, que é justamente a guerra santa.
  7. Por último, devemos lembrar que Osama era um xiita. O mundo mulçumano se divide entre xiitas (radicais, minoria, acreditam que somente um descendente direto de Maomé pode comandar o mulçumanos e tem como livro sagrado unicamente o Alcorão) e sunitas (moderados, maioria, acreditam que qualquer pessoa com conhecimento do Alcorão pode comandar os mulçumanos e tem como livro sagrado tanto o Alcorão como as Sunas, que trata sobre os ensinamentos de Maomé e sua vida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário