terça-feira, 13 de abril de 2010

HERCULES E A CULTURA GREGA

A figura de Hercules desperta admiração por séculos, inclusive servindo de inspiração para filmes, revistas e desenhos animados entre eles a grande produtora Disney. Mas quem é Hercules?

Vamos lá, trata-se de um semi-deus filho de Zeus e Alcmena.

As lendas em torno de sua imagem chegam até mesmo a afirmar que teria sido ele o responsável em dividir a África da Europa na região que hoje conhecemos com Estreito de Gilbratar.

Mas vamos além dos mitos e vamos observar o que a figura desse semi-deus simbolizariam ao povo grego.

Hercules simboliza o ideal de guerreiro grego, bravo e nobre, tendo na valentia perante o combate sua principal qualidade. Esse tipo de personagem mítico tinha a função de servir de exemplo aos jovens gregos, um ideal a ser seguido.


No desenho produzido pela Disney, as histórias são narradas por figuras femininas pintadas em jarros.

Essa belas moças eram as ninfas, responsáveis por inspirar os poetas (aedos), músicos e escritores, ou sejam abençoavam as artes.





Os jarros são ânforas, que tinham como função servir de reservatórios de água, vinho e azeite, as mais belas eram utilizadas nos grandes banquetes.

Para o grego, era uma honra ser eternizado em pinturas nas ân

foras, as quais chegaram até nós, encontradas por arqueólogos, nos servindo com fonte de conhecimento sobre os hábitos e costumes dos gregos, além de nos trazer passagens sobre a mitologia.


Pintura em anfora de Hercules derrotando o Leão da Nemédia,

forma educativa de valorizar os valores guerreiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário